A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (SNPDI) 2023, além de trazer conhecimento e informação, reforçou a conscientização da sociedade sobre a deficiência intelectual e múltipla e a promoção da inclusão social. A campanha, que aconteceu entre 21 a 28 de agosto, teve como tema “Conectar e somar para construir inclusão”, na perspectiva de promover debates que pudessem conduzir a efetivação de políticas públicas em prol de novos avanços para os deficientes.
A APAE de Muriaé se uniu a essa causa, por isso, preparou uma programação variada, que com contou com o apoio da sociedade muriaeense. Confira um resumo das realizações:
- Dia 21/08 – A APAE de Muriaé disponibilizou para os usuários dos atendimentos clínicos, do Centro Dia, para os alunos da EEEE Walter Vasconcelos, alunos da Sala de Recurso Ricardo Oliveira Morais Azevedo, usuários do Ambulatório Municipal de Pediatria e usuários da AMA, um “Dia Recreativo: Cultura e Lazer”, com discussões sobre o tema “Conectar e somar para construir inclusão”, brincadeiras com GT Fest, distribuição de algodão doce e pipoca.
- Dia 22/08 – Aconteceu a roda de conversa “Construindo a Inclusão”, no Teatro Zaccaria Marques (Fundarte).
- Dia 23/08 – Foi realizada no Salão de Eventos da APAE de Muriaé, a palestra “Articulando Rede e Garantindo Direitos”, ministrada pelo psicólogo Augusto César Soares da Cunha.
- Dia 24/08 – Palestra “A Missão da APAE”, ministrada pelo advogado e Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Pará de Minas, Daniel Fioravante Barbosa, no Salão de Eventos da APAE de Muriaé.
- Dias 25/08 e 26/08 – O último evento da programação foi as Olimpíadas Especiais das APAEs, que aconteceu no Carangola Tênis Clube. Alunos da EEEE Walter Vasconcelos e usuários do Centro Dia participaram dos jogos e a APAE de Muriaé trouxe para casa a medalha de ouro do torneio de peteca, que foi disputado por Michaelen Vieira e Fernando Nobre; a medalha de prata na modalidade tênis de mesa, que foi disputada por Kaio Rocha; e a medalha de bronze nos 200 metros de corrida, disputada por Gabriel Aparecido. Além de todas estas conquistas, os usuários tiveram a oportunidade de participar de um baile de confraternização, onde o muriaeense Lucas Matta foi eleito pela comissão organizadora e condecorado com o título de “Rei dos Jogos”.
A APAE de Muriaé acredita que ao nos conectarmos e somarmos, podemos construir uma sociedade mais inclusiva para todos.
Confira as fotos AQUI